A fechar

João de Oliveira

Há memórias gustativas que se misturam com as afetivas. Este chefe vai à infância buscar as coisas simples da vida e trá-las para a mesa de todos.

 

“Quando recebi o convite para esta rubrica não tive de pensar muito nas memórias e pratos da minha infância. Até aos meus 12 anos, as férias de verão, depois de uma quinzena de colónias de férias, eram no Alentejo, Estremoz e Monte da Cotovia. Três meses afastado de Lisboa, com o meu irmão Pedro, no campo junto das minhas tias Isabel e Estrela... Voltávamos diferentes, até na maneira de falar!

Dois pratos enchem-me a memória e levam-me constantemente ao encontro dos sabores desta terra e desta gente: a galinha do campo com tomatada e batata frita e a sopa de cação e ovo escalfado, que a dona Alice fazia, na pequena aldeia de São Lourenço.

Esta comida simples preparada com o que havia na horta, com o que ia chegando pelos vendedores ambulantes e ao mercado semanal de sábado, é parte fundamental da minha maneira de cozinhar e encarar cada prato e cada ideia.”

Receita // Sopa de Cação e Ovo Escalfalfado

Ingredientes para 4 pessoas

 

4 postas de cação;1 ovo de galinha (do campo); 0,05Kg farinha maizena; 0,2Kg fatias de pão do dia anterior; 0,06L de azeite; 0,05Kg de coentros; 3 dentes de alho; 0,1L de vinagre vinho branco; 3 folhas de louro; 1,5L de água; 0,005Kg de sal.

 

Preparação

Colocar as postas de cação, com 3 cm de espessura, durante 1 hora, se for fresco, em água, vinagre, sal e louro. Refogue os dentes de alho picados e os coentros no azeite. Adicionar pouco a pouco a água suficiente para a quantidade de caldo desejado, cerca de 1,5L. Temperar com sal e pimenta.

Adicionar o cação e deixar cozer, 3 a 5 m depois de levantar fervura. Adicionar ao caldo meia chávena de vinagre onde dissolvemos previamente a farinha. Deixar ferver até cozer a farinha. Escalfar o ovo (opcional, se não colocar o ovo corte no vinagre). Cortar o pão em fatias finas e colocar no prato. Regar com o caldo, por cima colocar o peixe e o ovo escalfado. Colocar os coentros. Servir de imediato.