Cartaz

Fim de Verão cinéfilo

Dos cineastas de culto, como Almodóvar, Eastwood, Kurosawa ou Oliver Stone ao mais recente cinema português, o leitor-espectador tem muito (e bom) cinema para ver.

 

Cinema

Dersu Uzala, de Akira Kurosawa | Japão / URSS, 1975

Com: Maksim Munzuk, Yuri Solomin, Svetlana Danilchenko. Em exibição, no Espaço Nimas.

A lição de humanismo com que Kurosawa agraciou este admirável hino à natureza (e à amizade) não tem paralelo na história do cinema. Inteligente e belo como um poema de Sophia. Oscars 1976 – Melhor Filme Estrangeiro.

 

A Ilha dos Cães, de Jorge António | Portugal / S.Tomé e Princípe /Angola, 2015

Com: Nicolau Breyner, Ciomara Morais, Ângelo Torres. Estreia (prevista): Setembro.

A construção de um resort numa ilha-fortaleza, que outrora serviu de prisão a oposicionistas ao regime, está ameaçada pela presença de uma matilha de cães selvagens. Baseado no romance “Os Senhores do Areal”, do escritor angolano, Henrique Abranches. Derradeiro trabalho de Nico Breyner.

 

Cartas da Guerra, de Ivo M. Ferreira | Portugal, 2016 

Com: Miguel Nunes, Margarida Vila-Nova, Ricardo Pereira. Estreia: 1 de Setembro.

Baseado no livro D’Este Viver Aqui Neste Papel Descripto, de António Lobo Antunes, esta incursão ao território dos sentimentos centrada nas correspondências trocadas entre um jovem militar destacado em Angola e a sua mulher atinge uma vibração nunca vista no cinema português e é mesmo rara no género. Um filme “repleto de tensão e de uma beleza inesquecível”, revista IndieWire ‘dixit’. Magnificamente fotografado a preto e branco.

Milagre no Rio Hudson, de Clint Eastwood | EUA, 2016

Com: Tom Hanks, Anna Gunn, Laura Linney, Aaron Eckhart. Estreia: 8 de Setembro.

A odisseia verdadeira do capitão Chesley "Sully" Sullenberger, o célebre piloto da aviação civil estadunidense que no dia 15 janeiro de 2009 realizou a proeza de pousar um avião com 155 passageiros em pleno rio Hudson, em Nova Iorque.

Julieta, de Pedro Almodóvar | Espanha, 2016

Com: Adriana Ugarte, Rossy de Palma, Inma Cuesta, Emma Suárez. Estreia: 22 de Setembro.

Um melodrama sobre a culpabilidade materna que retoma algumas das obsessões temáticas (a paixão, a perda, o fracasso amoroso) mais emblemáticas do cinema de Almodóvar.

Snowden, de Oliver Stone | EUA, 2016

Com: Joseph Gordon-Levitt, Shailene Woodley, Scott Eastwood, Nicolas Cage. Estreia: 22 de Setembro.

O ousado cineasta norte-americano dos grandes temas incómodos faz a abordagem dos traços psicológicos, comportamentos e motivações de Edward J. Snowden, o ex-funcionário da Cia que denunciou ao mundo a existência de um programa secreto de vigilância global.

 

DVD

A influência dos raios gama no comportamento das margaridas, de Paul Newman | EUA, 1972, 1h40 | Edição Alambique filmes

Um tocante e sensível drama familiar (uma viúva amargurada “cria as suas duas filhas num ambiente deprimente e disfuncional”) filmado com exemplar simplicidade. Brilhante é a interpretação de Joanne Woodward.

Joaquim Diabinho

[O autor escreve de acordo com a antiga ortografia]