Desporto

Taça de Desporto Escolar/CNID

A final nacional da Taça Desporto Escolar/CNID, que decorreu dias 7 e 8 de junho passado, no Estádio 1.º de Maio, onde foram disputadas as modalidades de Andebol, Atletismo, Basquetebol e Ténis de Mesa, teve a participação de 24 escolas nacionais, representadas por 800 alunos do 7.º ano de escolaridade.

A Taça de Desporto Escolar/CNID é uma iniciativa promovida pela Direção-Geral da Educação (Divisão do Desporto Escolar) e Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Direção de Serviço Regional de Lisboa e Vale do Tejo) em colaboração com o CNID – Associação da Imprensa Desportiva.

Esta iniciativa tem o objetivo de viabilizar o convívio entre os jovens de todo o país, tendo presente princípios desportivos e de cidadania, estruturantes de estilos de vida saudáveis que a prática do desporto pode contribuir a fomentar.

No final da competição foram entregues troféus e medalhas aos três primeiros classificados e certificados de participação a todos os alunos participantes.

A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença do Ministro de Educação, Tiago Rodrigues, Secretário de Estado da Educação, João Costa, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, Presidente do IDP-I.P., Augusto Baganha, Diretor do CNID, João Gonçalves, Vogal do Conselho de Administração da Fundação Inatel, Álvaro de Sousa Carneiro.

 

Final Taça de Futebol Inatel

 

A final da Taça de Futebol da Fundação Inatel, que ocorreu no passado dia 26 de junho, no Estádio 1.º de Maio, foi vivida com intensidade pelos jogadores e adeptos das equipas. De Santarém chegou e venceu o GDC Seiça, contra o CCD Pigeirense.

 O CCD Pigeirense trouxe de Aveiro os seus adeptos equipados a rigor para o evento. Da terra dos escalabitanos chegou a equipa do Seiça, também acompanhada de fervorosos adeptos. Com apitos, cornetas, bandeiras, cachecóis, todos apoiaram as equipas durante a competição. Ao intervalo o CCD Pigeirense e o GCD Seiça encontravam-se sem golos marcados. Marcador 0-0. Tudo por decidir. A taça aguardava pela equipa vencedora. O jogo continuou, disputado com fair play entre as equipas, acompanhadas pela equipa de arbitragem nomeada.

Na segunda parte do jogo, o primeiro golo acontece. O Seiça marcou ao Pigeirense, equipa mais experiente nestas competições. Emoções à flor da pele. Após o segundo golo do Seiça e o apito final, os adeptos clamaram: ‘O Seiça é campeão nacional’. A equipa GCD Seiça celebrou o momento alto da época desportiva 2015/16 da Fundação Inatel.

 

Campeãs Nacionais de Ténis

As atletas Ana Chaparreiro e Paula Zoio conquistaram o título de campeãs nacionais de equipas +45, na final do Campeonato de Ténis, que decorreu entre os dias 1 e 3 de julho, no Club Internacional de Foot-Ball (CIF), em Lisboa.

A equipa do Clube Nacional de Ginástica (CNG) venceu às equipas de Leiria, Balaia e Estoril, numa competição entre quatro equipas no sistema de todas contra todas, jogando-se dois singulares e um par. As vencedoras Ana Chaparreiro e Paula Zoio, além de atletas, são também professoras na Escola de Ténis do Parque de Jogos 1.º de Maio.

 

Época Desportiva 2015/2016
Campeões Distritais e Nacionais

O desporto Inatel mobiliza milhares de atletas, nas diversas modalidades desportivas, cuja participação nos campeonatos distritais e nacionais, vem confirmar o papel preponderante que a Fundação Inatel tem desenvolvido, ao longo de décadas, na dinamização da prática desportiva.

Na passada época 2015/2016, os Campeões Distritais, na modalidade de Futebol 11 foram Braga – Calendário; Porto – Altis/Praxe; Aveiro – CCD Nadais; Coimbra – ACR Seixo; Santarém – CCD Amoreira; Lisboa – Clube Petrogal; Setúbal – Vale Milhaços; Évora – Alandroal United; Beja – Faro do Alentejo; Açores – Núcleo Sportinguista da ilha Terceira. No Futsal, Porto – DCA Sociedade Advogados; Coimbra – S. Martinho da Cortiça; Lisboa – Dragões de Lisboa; Faro – Lagoense. No Voleibol, Porto – Os Mochos; Coimbra – CCD Condeixa; Lisboa – Clube de Voleibol de Oeiras. No Basquetebol, Porto – CPT Matosinhos; Lisboa – Basquete Almada Clube. E, ainda, no Andebol, Lisboa – CCD Tranquilidade.

Os Campeões Nacionais, na modalidade de Basquetebol, foram Porto – CCD Matosinhos Basket; no Voleibol, Porto – Os Mochos; no Futsal, Lisboa – Dragões de Lisboa; e no Futebol, Santarém – CCD Seiça.

As inscrições para a época 2016/2017 decorrem no início de setembro. Mais informações nas lojas INATEL e em www.inatel.pt.