Viagens

Princesa do Alentejo

A bonita vila alentejana de Florbela Espanca tem história, património e gastronomia para saborear como se fosse poesia.

 

Depois de degustar as iguarias, no restaurante com o nome da poetisa, é hora de visitar um dos mais emblemáticos monumentos de Vila Viçosa. D. Jaime, quarto duque de Bragança, mandou edificar o Paço Ducal em 1501. Porém, as obras que deram a grandiosidade que hoje lhe reconhecemos decorreram até ao século XVII.

Reza a história que foi residência permanente da primeira família da nobreza nacional. Depois da Restauração, em 1640, a Casa de Bragança sobe ao trono. O Paço Ducal passou a ser mais uma das várias habitações dispersas pelo reino. No palácio predominam os frescos e azulejos seiscentistas, tetos em caixotões e pintados e lareiras em mármore. As salas acolhem coleções de pintura, escultura, mobiliário, tapeçarias, cerâmica e ourivesaria.

No centro da vila ergue-se o castelo medieval. De 1461, quando D. Fernando I recebeu a cadeira ducal, até à inauguração do Palácio Ducal, este monumento foi residência dos Bragança. A sua traça foi conservada até ao início do século XVI. O castelo é considerado uma das joias da arquitetura militar.

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, também conhecido por Solar da Padroeira de Portugal, no interior da fortaleza, é visita obrigatória. Diz a tradição que a imagem de Nossa Senhora da Conceição terá sido oferecida por D. Nuno Álvares Pereira, o condestável do reino, tendo-a adquirido em Inglaterra.

Por provisão régia de D. João IV foi proclamada Padroeira de Portugal, em 1646. Todos os anos, a 8 de dezembro celebra-se a o Dia da Solenidade da Imaculada Conceição. 

Os museus da Caça e da Arqueologia são também para descobrir no interior da alcáçova do castelo. Subindo às muralhas é possível ver um dos postais ilustrados de Vila Viçosa. Uma panorâmica do perímetro urbano que enche o olhar.

No dia seguinte, uma visita ao Museu dos Coches da Fundação da Casa de Bragança para ver coupés, carruagens, coches e berlindas. Durante a tarde, a procissão da Nossa Senhora da Conceição ocupa as ruas da vila. O Convento e Igreja dos Agostinhos, classificado monumento nacional desde 1910, cuja igreja acolhe o túmulo de D. Afonso, primeiro Duque de Bragança, é visita inevitável.

Antes do regresso a casa, tempo ainda para uma entrada no Centro Ciência Viva de Estremoz, onde se encontra a exposição interativa ‘Terra – Um Planeta Dinâmico’.

 

Vila Viçosa: Cidade Real e da Padroeira de Portugal

Partida | Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa

Datas | 7 a 9 de dezembro

Informações| Tel. 211 155 779 | turismo@inatel.pt | www.inatel.pt