Palcos

A Fundação Inatel, em parceria com a Câmara Municipal de Sines, vai organizar, em Lisboa, um conjunto de espetáculos sob o título Ciclo Mundos

 

O Festival Músicas do Mundo chega ao Teatro da Trindade Inatel e traz à capital grandes nomes da world music, tornando este espaço um símbolo de ligação entre a missão da Fundação, a música popular portuguesa e o Mundo. Uma herança de 18 anos de um festival que espelha a melhor música que se faz atualmente além-fronteiras.

A parceria da Fundação Inatel com a Câmara Municipal de Sines alicerça-se nas palavras do presidente do conselho de administração, Francisco Madelino, conjugando “duas vontades: por um lado a existência do espetáculo, por outro, a aproximação mútua de vários projetos que podem ligar a Inatel e o município de Sines. Esses projetos passam pela música, desporto e hotelaria”.

As duas entidades começam por lançar e promover o Festival Músicas do Mundo com a apresentação de uma Gala, no dia 30 de junho. A partir desta data, uma agenda heterogénea de expressão internacional vai manter-se até ao final do ano.

Den Sorte Skole (Dinamarca) e Ana Tijoux (Chile) dão a primeira ‘batida’, no dia 30 de junho às 22 horas. Segue-se James “Blood” Ulmer (EUA), a 15 de julho, e Ester Rada (Israel / Etiópia), 21 de julho. Nomes que fazem parte do cartaz do festival Músicas do Mundo, que se realiza de 22 a 30 de julho, em Sines e Porto Covo.

“Seria um desperdício muitos destes nomes não passarem pelo Teatro Trindade Inatel, um nome de referência em Portugal e na cidade de Lisboa”, afirmou Francisco Madelino.

O Festival Músicas do Mundo já foi distinguido com três prémios ibéricos, entre outros, o “Melhor Grande Festival” (Best Major Festival), tendo sido destacado pela revista britânica Songlines.

Nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, “o Festival Músicas do Mundo possui características que o distingue dos outros festivais, como a cultura de todo o mundo, o património e a parte ambiental, uma vez que Porto Covo está inserido no Parque Natural do Sudoeste Alentejano da Costa Vicentina, o que lhe dá um cariz diferente do que acontece em outros festivais”.

Para a Fundação, esta sinergia com a Câmara de Sines, através do Festival Músicas do Mundo, aproxima ainda mais a Inatel de um público mais jovem e “renova a genética da Fundação”. Para o município de Sines constitui a certeza de mais um sucesso com novas energias e novas formas de fazer e dar a conhecer a música, através do maior festival de world music português.

 

Concertos no Teatro Trindade Inatel

Bilhete uma noite: 15 euros

Bilhete três noites: 35 euros