Notícias

Sob o tema “Gastronomia e Turismo – Encontro de Culturas”, o 18.º Encontro Luso-Brasileiro de Turismo Sénior e da Melhor Idade, organizado pela Fundação Inatel e Associação dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI), realizado no Porto, durante os dias 17 e 18 de maio, reuniu cerca de 160 participantes dos dois países.

A sessão inaugural do Encontro Luso-Brasileiro esteve a cargo do vogal do conselho de administração da Fundação Inatel, José Manuel Alho, que declarou: “Com esta iniciativa já se encontraram cerca de dez mil seniores brasileiros e portugueses, que veem incrementadas as suas culturas, o convívio, o bem-estar, a qualidade de vida e a longevidade, enquanto se fortalecem os laços que unem estes dois países.”

O desfile de bandeiras de Portugal e do Brasil, seguindo-se o som dos respetivos hinos nacionais, na presença da presidente, vice-presidente e presidentes estatais da ABCMI, dirigentes da Inatel, cidadãos brasileiros de várias regiões do Brasil, e portugueses dos distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal, foram momentos altos da cerimónia de abertura.

Teve lugar, ainda, a assinatura de um protocolo de colaboração entre a ABCMI e a Fundação Inatel, com o objetivo, entre outros, de continuar a realizar anualmente um Encontro Luso-Brasileiro de Turismo Sénior e da Melhor idade. O acordo foi subscrito por José Manuel Alho, pela Fundação Inatel, e por Ana Maria Farias, presidente da ABCMI. O próximo encontro Luso-Brasileiro, em 2017, está previsto realizar-se na cidade de Fortaleza, Brasil.