Notícias

A organização da iniciativa “Folkloriada 2016” a realizar em julho, no México, onde o Rancho Folclórico de Santa Marta de Portuzelo garantirá a representação portuguesa, foi um dos temas da reunião do Setor da Europa do Sul, do Conselho de Organizadores de Festivais Internacionais de Folclore (CIOFF), que decorreu em Iskele, Chipre do Norte, entre 12 e 16 de maio.

Durante o encontro foram também apresentados novos projetos, designadamente, a criação do Festival de Culturas Mediterrânicas. E, ainda, analisada a preparação do próximo congresso mundial do CIOFF a decorrer em Fiuggi, Itália.

A Associação CIOFF Portugal, presidida pela Fundação Inatel desde 2011, é formada por dez Festivais de Folclore Internacionais e cerca de 42 grupos associados. A par de Itália, Grécia, Espanha, França, Bulgária, Albânia, Macedónia, Croácia, Bósnia, Suíça, Chipre e Chipre do Norte, Portugal integra o Setor da Europa do Sul do CIOFF Internacional.

A comitiva portuguesa foi constituída por Inês de Medeiros, presidente do CIOFF Portugal e vice-presidente da Fundação Inatel, Domingos Florim, vogal da direção do CIOFF Portugal, e Carla Raposeira, diretora do departamento de Cultura da Inatel.