Viagens

História rica, arquitetura grandiosa, paisagem sublime, gastronomia deliciosa... Mamma mia! Há múltiplos motivos para partir à descoberta do país que viu nascer, entre muitos outros, Galileu, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Dante, Pirandello, Verdi, Pasolini, Umberto Eco, nomes imortalizados no grande livro da cultura ocidental.

Lago di Garda, Verona, Veneza, Pádua, Bolonha, Assis, Roma, Florença, Pisa, Génova, Turim e Milão, são alguns dos mais emblemáticos locais onde se manifesta o esplendor de Itália. Nesta viagem a proposta é visitar 12 cidades em dez dias.

Nas margens do Lago di Garda – o maior lago italiano –, Sirmione alonga o seu casario numa estreita península que termina nas ruínas da vila romana de Catullo. Uma caminhada pelas ruas e castelo encanta os visitantes, com magníficas vistas sobre o lago e as montanhas.

Já no centro de Verona, cidade considerada património da humanidade pela UNESCO, graças à sua estrutura urbana e arquitetónica, os olhos extasiam-se pela Piazza Bra, Arena Romana e Piazza Erbe, rodeada de edifícios medievais nas proximidades da “casa de Julieta”, protagonista da célebre história de amor, escrita por Shakespeare.

 

A viagem prossegue para Veneza, também classificada Património da Humanidade, com paragem obrigatória na praça de São Marcos e na basílica. Os canais e as gôndolas são outros dos pontos de interesse que muitos escolhem para passeios em família ou românticos. “La Serenissima” é também conhecida pelo Festival de Cinema, Bienal de Artes, Regata Histórica e o famoso Carnaval.

Segue-se Pádua, onde se encontra o santuário e repouso de Santo António, em torno do qual se construiu uma basílica de inspiração bizantina com um enquadramento original adornado de estátuas e pontes. Continuação para Bolonha, cidade universitária cosmopolita, onde a arte, cultura, história, gastronomia e a música encantam todas as gerações.

Depois Assis, cidade onde nasceu São Francisco, fundador da Ordem dos Franciscanos, e Santa Clara, fundadora da Ordem das Clarissas, é lugar de peregrinação. A Basílica de São Francisco e as várias igrejas entre ruas empedradas interpelam à contemplação da história e religiosidade daquele lugar.

Até que se chega a Roma, a “cidade eterna”. Dela se diz que é um museu ao ar livre.

Fontana di Trevi, Piazza Navona com fontes de mármore esculturais e Piazza di Spagna com a escadaria monumental coroada pela Igreja de Trinità dei Monti, Coliseu e Fórum Romano – locais que espantam pela beleza monumental carregada de história. Tal como a visita aos Museus do Vaticano, com o seu acervo magnífico colecionado pelos Papas ao longo dos séculos, ou os frescos deslumbrantes de Michelangelo na Capela Sistina.

Em Florença é possível observar a monumentalidade e a beleza que os vários artistas deram a esta cidade, como a cúpula de Brunelleschi da Catedral, Piazza della Signoria e as suas famosas estátuas, fonte de Neptuno e, ainda, a Ponte Velha, com lojas sobre o rio Arno.

Pisa com a sua famosa torre inclinada, Génova e o centro histórico com Palácios, Turim e o seu grandioso Palácio Real e Praça San Carlo, Milão e o fantástico Duomo, as Galerias Vittorio Emanuelle, o Castelo Sforzesco… É fácil perder-se de amores por Itália.

 

Itália maravilhosa

Partidas Faro e Porto (30 julho a 8 agosto)
Lisboa (2 a 11 de julho; 13 a 22 agosto)

Informações
Tel. 211155779 / turismo@inatel.pt