A fechar

Novo Smart Fortwo: único na cidade

A Smart foi, desde sempre, mais do que um construtor automóvel: é uma grande ideia para a mobilidade urbana. Imparável, porque encara o status como um desafio e não como um obstáculo. Uma ideia que enfrenta quaisquer questões de trânsito com um sorriso e com respostas que diariamente tornam a vida urbana mais fácil, mais alegre e mais tranquila.

A revolução do trânsito urbano; bem-vindo ao Smart Fortwo. Enquanto outros ainda pensam em quilómetros por hora, os engenheiros da marca avançaram um pouco mais. Afinal na cidade as característica que contam são muito diferentes das da autoestrada. Muito ágil, pequeno diâmetro de viragem, elevado conforto e funções inteligentes, além da vantagem de, por exemplo, podermos estacionar descontraidamente em qualquer parte. Nesta categoria o Smart Fortwo sobressai em grande, com apenas 2,69 metros de comprimento.

O Smart Fortwo cresceu em todos os sentidos. Com um design totalmente novo e soluções inteligentes adicionais estabelece novos parâmetros na classe em que se insere. Sistemas de assistência inovadores para maior segurança e conforto, diâmetro de viragem imbatível, impressionante oferta de espaço e acabamentos de elevada qualidade são alguns dos destaques do pequeno carro. Em síntese, aos seus habituais pontos fortes, foram acrescidos ainda mais. Tudo isto torna a vida e a condução urbana ainda mais divertida.

Com um visual refrescante e um efeito marcante e dinâmico, o novo Smart Fortwo é 10 centímetros mais largo do que o seu antecessor, o que se reflete positivamente na sensação de espaço e na presença física. Uma imagem impressionante que desde logo nos apaixona, mesmo com um design totalmente novo.

Só nos damos conta de estarmos sentados num automóvel compacto ao estacionarmos sem problemas em lugares pequenos. Porém, o interior é surpreendentemente espaçoso em todos os sentidos: o visual e o toque dos materiais, bem como as linhas de design, são sempre estimulantes a cada quilómetro percorrido. Muitas áreas são revestidas generosamente com tecido e convencem pela combinação de cores quer estéticas, quer extravagantes. Com tudo isto, é quase uma pena arranjar lugar tão rapidamente, porque na verdade não dá vontade de sair de lá. O Smart Fortwo não cresceu apenas de termos de design e de valorização: os 10 centímetros adicionais em largura fazem, sem dúvida, diferença no habitáculo.

O Smart Fortwo deve a sua presença icónica a uma construção específica, sendo que o motor e a caixa de velocidades estão montados atrás, permitindo por isso um desenho extremamente compacto. Os eficientes motores a gasolina, de 3 cilindros, com potências de 61 cv, 70 cv, ou 90 cv, bem como uma nova caixa manual de 5 velocidades contribuem para uma condução divertida mesmo em trajetos urbanos curtos. Para uma condução ainda mais confortável, pode-se optar, como extra, pela caixa automática twinamic de 6 velocidades com dupla embraiagem. Esta nova tecnologia, utilizada pela primeira vez nesta classe de veículos pela marca Smart, engrena de forma tão suave e eficiente que mal se apercebe a mudança das velocidades. Graças às duas caixas parciais a mudança das velocidades realiza-se em centésimos de segundo, seja automaticamente ou com patilhas no volante. Desloca-se de modo quase deslizante através da cidade e experimenta ao mesmo tempo a divertida condução.

O equipamento de série é tudo menos vulgar. Com inúmeras funções de segurança, como o Assistente de Vento Lateral, cinco airbags ou o Cruise Control com limitador de velocidade, De referir ainda diversas funções e características que facilitam a vida na cidade e a tornam mais descontraída como a Direcção Direct Steer, apoio no arranque em subidas ou o painel de instrumentos com computador de bordo. Igualmente incluídas a bordo são as inteligentes soluções de arrumação a tampa traseira bipartida ou o banco do passageiro com capacidade de carga ao comprido. Quem gosta de coisas descomplicadas, entra e descobre quão simples é conduzir diariamente na cidade. O novo Smart Fortwo encontra-se à venda em Portugal a partir de 10.950 Euros.

Carlos Blanco